quarta-feira, 28 de maio de 2014

FUNDO PRETO EM MACROFOTOGRAFIA

Muitos iniciantes em macrofotografia me perguntam como faço as fotos de insetos com o fundo preto, ouço muito perguntas do tipo: “Foi em estúdio?” ou “foi à noite?”, a resposta é obviamente que não. Todas as fotos foram no campo e as de fundo preto são na maioria feitas dentro de matas ou locais de sombras onde não tenho luz do sol suficiente para iluminar bem o fundo casando com a abertura que estou usando, normalmente f11 ou f16.

Esse efeito ocorre por causa da condição de luz no momento da foto e também da característica do flash macro que tem pouco alcance de luz e não consegue iluminar o fundo, assim existe uma grande diferença na fotometria no objeto (inseto) e do fundo o deixando sub exposto. Além disso, o flash que uso (Canon MT-24ex) fotografa em ETTL, portanto defino a velocidade e a abertura que quero (normalmente 1/250 e f/11), ele analisa a condição e emite a luz na medida para a exposição correta, claro que não acerta sempre sendo necessário vários ajustes e correções mas normalmente é bem próximo, mas esta medição é feita pontualmente no inseto, mas o fundo tem uma necessidade de luz diferente, portanto ficando sub exposto (escuro).

No exemplo acima que peguei na net, o inseto que está nos números 2, 3 e 4 ficam iluminados mas o fundo que está no número 1 fica sub exposto.

Esse tipo de fotografia ficam bem legal com insetos com cores vivas, os destacando, claro que deixa a foto menos “natural”, mas em certos casos elas ficam com uma “plástica” melhor.

Alguns exemplos de fotos com o fundo preto: