domingo, 16 de junho de 2013

Macrofotografia de Lagartas e outros Insetos - Reserva Olho de Fogo Rendado.

 Estive mais uma vez na Reserva Olho de Fogo rendado, do Sr. Eliomar e da Sra. Marlene, como sempre fui muito bem recebido, fui sozinho e lá encontrei o funcionário da reserva que me deu uma grande força.

Tem chovido bastante lá, está muito verde e com muita diversidade de insetos, pássaros e aves, infelizmente a chuva me atrapalhou, estava com a idéia de ficar lá até o meio dia, mas as 9:00 tive de ir por conta da chuva que insistia em não passar. Fiquei com medo da estrada de terra, apesar de meu Duster ter aguentado as pontas nos maiores lamaçais e ladeiras escorregadias.

Neste dia o que me chamou a atenção foi o grande número de lagartas, muitas e dos mais diversos tipos, inclusive a Helicoverpa que tem incomodado o oeste da Bahia, causando desastres nas plantações de milho e algodão. Mas vi também muitas borboletas, vou ver se volto lá esses dias com sol para fazer umas fotos delas.


LAGARTAS:

Versão fundo preto.

Nesta foto coloquei um folha por traz para tirar o fundo preto.


Conhecida como Lagarta-de-fogo ou taturana, são lagartas com veneno que machuca se encostar nelas.

Essa lagarta acima é muito interessante, ela mimetiza uma parte morta da planta que fica semelhante à uma folha velha e fica imóvel por muito tempo.

CARACÓIS:

Vi muitos lá, provavelmente por causa da chuva:




OUTROS INSETOS:




 








Macrofotografia, macro,  macro photography

domingo, 2 de junho de 2013

Macro de Rã, Aranhas e Borboletas na Olho de Fogo.

Fui novamente na Reserva Olho de Fogo Rendado, em São Sebastião do Passé – Bahia, e fiquei muito feliz com que vi, muito verde e insetos, a chuva foi generosa esses dias lá e os animais estão por todo lado. Vi muitas aves e insetos, pena que a chuva me atrapalhou um pouco e onde eu estava não tinha proteção, mas deu tempo fazer muitas fotos interessantes.

O brinde foi uma enorme rã se equilibrando em um galho bem alto, foi complicado fotografar ela, mas por sorte tinha levado a 180mm e o tripé assim pude fazer algumas fotos com corte fechado dela.

Um outra coisa que me chamou a atenção foi a quantidades de aranhas caranguejeiras no local, vi várias e de diversas cores, já vi rosa, vermelha, azul, marrom, cinza e coloridas, fora o relato do funcionário da reserva que foi atacado por uma e teve de ir para o hospital com uma reação alérgica.
Lembro que sempre levo comigo o Polaramine e Allegra, que são anti-alérgicos que tomo em caso de picada de insetos ou aranhas.

A Reserva fica à 1 hora de Salvador e pode ser vista aqui: ICMBio - Reserva OFR porém para ir lá é necessário pedir autorização ao Sr. Eliomar, o proprietário, querendo ir me mande mensagem que passo os contatos dele.

Algumas fotos que fiz:

 RÃ EQUILIBRISTA:

Ela estava a mais ou menos 2 metros de altura do chão, me atrapalhando fazer as fotos como queria, nas duas primeiras fiz na mão e com a Lente Canon L 180mm (com o fator de crop 1,6x indo para 280mm) tinha então de usar no mínimo de 1/250 de velocidade e f11 de abertura por conta do tamanho dela, assim não consegui clarear tanto o fundo. A terceira foto usei um tripé para clarear o fundo com velocidade mais lenta, em torno de 1/50.





Nessa foto do gafanhoto usei um extensor para a luz vir de cima, por isso da sombra, que me agradou muito dando profundidade da cena. Ressalto que sou relutante em ISO alto por conta da nitidez, veja esta foto me tamanho maior AQUI e entendam que estou falando: 



ARANHAS CARANGUEJEIRAS:
Existem muitas lá, de varias cores e tamanhos, vou preparar um posto somente com fotos delas.




GRILOS:
Ví muitos e como estava em busca de insetos novos não fotografei eles, mas essa cena me agradou.


BORBOLETAS:

Varias e todas muito chatas e perversas, ficavam ao meu redor e quando eu virava a camera voavam rindo de minha cara, mas consegui alguns cliques.





Mariposas no meio dos arbustos.