terça-feira, 29 de outubro de 2013

DICAS DE APROXIMAÇÃO DE INSETOS EM MACROFOTOGRAFIA.

Um dos questionamentos que sempre recebo é como achar e como se aproximar dos insetos que fotografo, confesso que não é fácil e é um grande exercício de paciência mas isso faz parte do mundo da macro fotografia. Assim segue algumas dicas que me ajudam: 
 
  • Chegue cedo: Os insetos estão mais calmos e letárgicos no início da manhã o que facilita a aproximação. Quando o sol esquentar tente buscar os locais de matas ou com mais sombras.
  • Quando ver um inseto grave em qual tipo de planta ele está, eles têm suas preferências de locais de pouso e alimentação, assim ao ver outra planta da mesma espécie existe uma chance maior de achar insetos semelhantes nela.

  • Tenha muita calma ao andar e observar e fique de olhos bem abertos para coisas coloridas e que se mexem, esses são as pistas para achar insetos.
  • Olhe embaixo das folhas, a maioria dos insetos preferem ficar por baixo da folhagem, assim sempre fique levantando as plantas com cuidado observando, pode ter surpresas bem interessantes.
  • Plantas com flores sempre atraem insetos, principalmente os que voam como abelhas, borboletas, vespas e besouros, como também seus predadores a exemplo de aranhas e esperanças, assim passe mais tempo neste locais mesmo sem ver nenhum inseto, eles podem aparecer de repente.
  • Ao ver um inseto tenha muito cuidado ao se aproximar, ande devagar, não faça movimentos bruscos, tudo deve ser muito lento pois um movimento mais rápido espanta o bicho.
  • Um dica importante é ao ver o inseto levantar a máquina bem devagar, os movimentos verticais bruscos assustam muito os insetos. O que faço é ao ver um inseto já ir com a máquina na altura do rosto, se eu deixar para fazer isso próximo do inseto a chance é grande dele voar.
  • Cuidado com sua sombra, ela assusta tanto quanto você, ao se aproximar se estiver contra o sol e sua sombra passar perto ou sobre o inseto ele deverá fugir, assim tente controlar isso.
  • Cuidados com os galhos, muitas vezes ao se posicionar para fotografar pisamos em um galho que faz a planta que o inseto está balançar o assustando portanto fique sempre atento a isso.
  • Insetos como moscas e libélulas têm locais de preferência de pouso, ao se aproximar ele fugir espere um pouco que eles podem voltar para o mesmo lugar ou estar bem perto de onde estava.
  • Contenha a emoção, muitas vezes vemos um inseto lindo e quando nos posicionamos ele vai embora, é frustrante mas não deixe isso de chatear, faz parte da macro fotografia.
  • Leve sempre um tesoura para limpar os galhos que ficam atrapalhando a cena e evitar se movimentar muito ao redor para se posicionar melhor, mas faça isso com muita calma e cuidado.
Lembre-se sempre, o sucesso vem com trabalho e dedicação.



10 comentários:

  1. Amigo. Eu compei uma lente de 40mm MACRO. ainda estou me batendo...mas me falaram que eu devo usar um flash fora da câmara, vc. sabe me informar como devo proceder para fotografar? com ou sem flahs? e em que modo? (a minha lente tem foto automático). embora, qualquer movimento, sai do foco....abração.
    Gerson Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gerson, Foto macro sempre deve ser usado o flash, é muito raro fazer uma foto sem ele, pois trabalha-se com aberturas muito pequenas (números maiores) o que exige muita luz.. Usa-se muito um flash externo ligado na câmera por um cabo TTL ou rebatedores, além claro dos flashes macro. Veja esse link e terá ideia de varias formas de usar um flash para macrofotografia: http://migre.me/gTzrE

      A lente 40mm é boa para flores e objetos inanimados, porém não recomendada para insetos pois exige uma aproximação muito grande para encher o quadro, mas saiba que no início é complicado mesmo, insista. Abraço.


      Excluir
    2. Se a lente Macro for bastante luminosa, muito bem, caso contrário, um flash ajuda bastante eliminando sombras. Boas fotos!

      Excluir
  2. Outro dia, do nada, consegui por minha câmera super simples num modo que pude pela primeira vez fotografar vários insetos no jardim aqui de casa, bichinhos que nunca tinha enxergado antes. Nossa, estou apaixonada pela descoberta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal Mona Lisa, invista que vale a pena.

      Excluir
  3. Sabe um lugar bom no Brasil para achar insetos. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, muito boa mesmo. Lola Ds. Tem o Brasil todo, mas, se quiser escolher algo como 200m2, fica com muito espaço para fotografar esses seus insectos e afins. Boas fotos!

      Excluir
  4. Que tipo de lente e apropriada pra esse tipo de foto? Que lente vc indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, existe lentes Macro para o efeito, mas, também poder fotografar com uma lente não sendo Macro dedicada. Boas fotos!

      Excluir
  5. Plenamente de acordo consigo Marlon Porto quanto ao flash. Pessoalmente, continuo a fotografar com a 18-55mm e com 55-250mm porque ainda não consegui chegar à 100mm Macro da Canon. É assim!

    ResponderExcluir