domingo, 16 de junho de 2013

Macrofotografia de Lagartas e outros Insetos - Reserva Olho de Fogo Rendado.

 Estive mais uma vez na Reserva Olho de Fogo rendado, do Sr. Eliomar e da Sra. Marlene, como sempre fui muito bem recebido, fui sozinho e lá encontrei o funcionário da reserva que me deu uma grande força.

Tem chovido bastante lá, está muito verde e com muita diversidade de insetos, pássaros e aves, infelizmente a chuva me atrapalhou, estava com a idéia de ficar lá até o meio dia, mas as 9:00 tive de ir por conta da chuva que insistia em não passar. Fiquei com medo da estrada de terra, apesar de meu Duster ter aguentado as pontas nos maiores lamaçais e ladeiras escorregadias.

Neste dia o que me chamou a atenção foi o grande número de lagartas, muitas e dos mais diversos tipos, inclusive a Helicoverpa que tem incomodado o oeste da Bahia, causando desastres nas plantações de milho e algodão. Mas vi também muitas borboletas, vou ver se volto lá esses dias com sol para fazer umas fotos delas.


LAGARTAS:

Versão fundo preto.

Nesta foto coloquei um folha por traz para tirar o fundo preto.


Conhecida como Lagarta-de-fogo ou taturana, são lagartas com veneno que machuca se encostar nelas.

Essa lagarta acima é muito interessante, ela mimetiza uma parte morta da planta que fica semelhante à uma folha velha e fica imóvel por muito tempo.

CARACÓIS:

Vi muitos lá, provavelmente por causa da chuva:




OUTROS INSETOS:




 








Macrofotografia, macro,  macro photography

2 comentários: