sábado, 16 de fevereiro de 2013

RESERVA OLHO DE FOGO RENDADO.

Estive hoje com o amigo Carlos Lentine na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) OLHO-DE-FOGO-RENDADO, localizado em São Sebastião do Passé – BA, que fica a 70 km de Salvador, de propriedade do Sr. Eliomar Montenegro. O lugar é muito bem preservado e com mais de 103 acres de mata atlântica, contando ainda com várias nascentes e uma diversidade de fauna e flora surpreendentes.

Apesar da pouca chuva achei o lugar bem verde, com muitas árvores e plantas rasteiras que propiciam bem a diversidade de insetos e pássaros, que por sinal tem muitos. O próprio nome da reserva é referente a um pássaro edênico da região de mata atlântica que vai do Rio São Francisco ao Paraguaçu, conforme nos contou o Sr. Eliomar.

O lugar tem um potencial fantástico para macrofotografia, como nascentes rodeadas de charco onde vi lindas libélulas (lá são chamadas de Cavaleiro do lago) e uma trilha na mata com uma quantidade muito grande de borboletas. Infelizmente chegamos tarde e quando entramos na mata já era quase 11:00hs da manhã e estava muito quente, por isso as borboletas não paravam quietas, mas vimos muitas voando e nos “tentando” a fotografá-las.

Minha primeira impressão foi muito boa, o funcionário da reserva, Sr. “Rolete”, é muito simpático e prestativo, teve a maior boa vontade de nos levar a diversos lugares e nos mostrar várias coisas, desde ninhos de pássaros até uma diversidade interessantes de plantas e árvores da região.

Para maiores informações sobre a reserva veja o link:

Quantos ao insetos me empolguei com a quantidade de espécies diferentes que achamos, muita coisa interessante e novas, vi algumas libélulas de cores fortes como azul e vermelhas e as lindas aranhas rosas que foram as estrelas do dia, fiz poucas fotos mas na próxima vez vou mais preparado e garanto trazer muitas fotos interessantes.

CLIQUE NA FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR:
 
-->
Estas aranhas parentes da caranguejeira são lindas demais, encostramos duas, uma inclusive com um tom de rosa surpreendente e de tamanho considerável, soubemos que lá tem muitas aranhas caranguejeiras, vou fazer uma busca das próximas vezes que for lá.

 
-->
Vimos lindas libélulas, inclusive uma azul que não consegui fotografar, a vermelha eu consegui graças a lente Canon macro 180mm L que permite encher o quadro a uma distância bem maior.

Fotografamos muitos insetos interessantes, segue mais algumas fotos que fiz hoje:



Certamente vou voltar lá muitas vezes.

Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário