domingo, 28 de outubro de 2012

Mais dicas de Macrofotografia

Alguns detalhes que são importantes em macro:
  • Toda a lente Macro faz a proporção 1:1, mas se quiser fazer proporções maiores, acima de 2:1 tem de obrigatoriamente usar acessórios como Tele Conversores, Tubos de Extensão (meus preferidos) ou lentes especiais. Mas lembre-se que quanto maior a relação maior a dificuldade, magnitudes acima de 2:1 exigem muita perícia no clique pois o menor movimento perde o foco, assim use sempre aberturas pequenas como f16 e tente apoiar a câmera para reduzir o movimento.
  • Luz sempre vai ser um problema em macro, assim o uso de flash externo vai ser sempre bem vindo permitindo o congelamento do movimento, o uso de velocidades maiores (normalmente em 1/250) e aberturas menores que deixa a maior parte do inseto focado. Mesmo em sol forte, o uso do flash é interessante pois serve como luz de preenchimento, nestes casos tente achar um meio-termo na fotometria para que o fundo fique claro.
  • Tente não usar o flash direto pois a foto fica “chapada”, sem contornos e profundidade, use sempre a luz lateralmente de preferencia deixa sempre a foto mais natural.
  • Muito cuidado na edição da foto com o uso do sharpen (nitidez), aplicar demais deixa a foto muito artificial e cheia de ruído, tente ser o mais brando possível.
  • Fotografe o inseto sempre paralelo à lente, assim consegue foca-lo por inteiro e não parecerá deformado, fotos com ele de frente também são interessantes.
  • Apesar de haver milhões de insetos no mundo acha-los nem sempre é fácil, assim não perca nunca a oportunidade, viu um inseto interessante pegue a máquina e fotografe, vai viajar para um hotel no litoral? Leve o equipamento macro!
  • Evite grande cortes na foto para ampliar o objeto, isso reduz a nitidez os detalhes, se for necessário interpole no Camera Raw, isso reduz muito as perdas.
  • É fundamental o conhecimento de um editor de fotografia como Photoshop ou Lightroon pois nele que irá tornar a foto melhor, corrigindo problemas de luz, cor e nitidez.
  • Veja fotos macro sempre, elas te dão inspiração mostram como podemos evoluir, os melhores lugares para ver fotos são o flickr e o 500px.

Como não podia deixar segue mais algumas fotos que fiz nos últimos dias:













domingo, 7 de outubro de 2012

Primavera chegou mas nada de flores.

--> A primavera começou e teoricamente seria a estação das flores, onde os campos ficariam floridos e cheio de insetos polinizando, onde a farturas de bichos nos faria gerar um sem número de fotos... Sonho, pelo menos aqui na Bahia rsrsr. A vegetação continua ainda bem seca e apesar da chuva existem poucas flores e o tempo está muito quente, o que atrapalha muito localizar insetos uma vez que eles fogem do sol logo cedo ou ficam demasiadamente ativos.

Ontem fui fotografar e por volta de 7:30 o sol já está muito forte e faz muito calor, fica complicado achar os insetos no campo, talvez seja o lugar que tenho fotografado, acho que vou procurar novas paragens para tentar achar esses insetos.

Em 4 horas de busca consegui fazer não maias que 5 fotos boas, mas nada fantástica como eu desejava. Não foi uma viagem perdida, pois alem dessas fotos teve uma cerveja gelada no final com os amigos que valeu o dia.

Usei exclusivamente a MPE-65mm, os insetos eram muito pequenos, foi bom para treinar o uso dela.

Segue as fotos que fiz ontem:

Não sei que inseto é esse,  se um besouro ou um gorgulho, mas foi um bom teste para a MPE_65 pois ele certamente tinha uns 0,3cm de comprimento por 0,1cm de largura e com quase 3X na lente consegui esse tamanho, ampliado ainda pelo sensor APS da 7D.

 Essa aranha ficou me pedindo para ser fotografada, levantando até a patinha rsrsrsr.

Um gafanhoto marron e seus grandes olhos.

Velho conhecido e presente em todas as saídas fotográficas, quanto tenho fotos dele postada é porquea coisa não foi boa no mato.

Toda fechadinha confiando no mimetismo, tentando parecer uma mancha ou um dejeto.

 Gafanhoto com detalhes em branco nas costas, achei bem interessante.

Como visto fiz fotos de insetos bem triviais e que normalmente descataria por já ter uam quantidade grande de fotos deste insetos, mas o prazer de estar no mato fotografando sempre é bom.

Abraço a todos.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Making -off!



Esses dias não estou conseguindo fotografar, é trabalho, filhos, chuva, etc. tudo conspirando contra. Mas como está chovendo acho que sábado que vem vai ser bem propício para fazer umas fotos,  pois depois da chuva os ovos de alguns insetos eclodem e as plantas florescem, normalmente aumenta a atividade dos insetos. Vou tentar ir.
Segue algumas fotos minhas e de meus amigos no mato buscando os bichos:

Fotos: Jeiel Carneiro e Sérgio Cedraz.




 Marlon e Sérgio


 O foco é no principal!


 Jeiel, Marilton, Borboleta e Marlon.