domingo, 9 de setembro de 2012

Aranha Saltadora - Salticidae - Super Post

A Aranha papa-mosca, como é conhecida aqui na Bahia, está sempre presente na nossas matas e sendo um dos bichos (lembre-se, aranha não é inseto!) que deixam fotografar, basta chegar devagar e evitar movimento bruscos que elas até fazem pose.

Confesso que junto com as vespas, as aranhas são minhas preferidas de serem fotografadas pois em muitos casos interagem e geram imagens bem interessantes. Uma coisa bem legal é fotografa-las em ação predando um inseto ou outra aranha.

Esse é um super post com algumas fotos que fiz somente com a Papa-mosca, desculpe se algumas delas não estão perfeitas mas quis registar os diversos timos que já encontrei.

Mais informações da Wikipédia:
"Salticidae é a família mais numerosa de aranhas, contando com mais de 500 géneros e cerca de 5 000 espécies (cerca de 13% das espécies conhecidas de aranhas), conhecidas popularmente como aranhas-saltadoras ou aranhas papa-moscas, com distribuição quase mundial. Estas aranhas não fazem teia para caçar, mas ficam à espera, saltando rapidamente sobre a presa. Podem saltar também para se movimentarem, ou para fugirem aos predadores.
No Brasil as principais aranhas a receber esta denominação são classificadas no gênero Philaeus
A aranha papa-moscas, também chamada aranha saltadora, é uma aranha não venenosa."






















domingo, 2 de setembro de 2012

DESAFIO AOS ENTOMOLOGISTAS - QUE BICHO É ESSE?

A “fome”de fotografar estava grande e ontem fui me Camaçari fazer umas macros, acordei 4:30am, dirigi por 40 minutos e quando cheguei... Chuva! Fiquei no carro esperando por quase 1 hora esperando ela passar, quando chegou o amigo Edimar que foi fazer umas macros também. Quando começamos percebi que os mosquitos também estavam com fome e eu era o prato principal e para completar eu tinha esquecido o repelente. Dava trabalho demais focar, pois os insetos picavam meu rosto e eu sem poder espantar porque estava usando as duas mão para focar ou segurar um galho, foi brabo.

Felizmente deu para fazer algumas fotos interessantes e exploramos antigas áreas, mas que não renderam muito. Vimos também uma cobra-de-duas-cabeças de quase 1 metro que depois eu posto aqui as fotos.

De todos os insetos que fotografei, um me chamou muito a atenção, não sei o que é, me parece uma mariposa, ele mede em torno de 1,0 cm, voava e seu corpo é repletos de fitas, muito interessante, assim DESAFIO os entomologistas visitantes a identifica-lo, pois ele merece pelo menos o seu nome, segue a foto dele:

Segue algumas fotos que fiz e estão fresquinhas:

Minúscula rã, medindo em torno de 2cm.

Os gafanhotos sempre estão presentes,  este estava parasitado, so deu para ver na foto, ao vivo não percebi.

Essa mariposa vez ou outra aparece com uma linda cauda, ainda não consegui fotografar com ela.

 Mosca com aspecto metálico, a natureza realmente é fantástica.

Nesta foto tive de optar em estourar o branco ou valorizar os detalhes de tons médios, preferi o segundo, o constraste era muito grande na cena.

 Gostei muito desta foto, as aranhas sempre olham para a câmera enfrentrando, isso é muito legal.

Foto desafiadora, ventava muito e deu trabalho para fotografar ela.

Linda esperaça, para mim o fundo preto valorizou a foto, pena que aquele galho estava ali...

Essa mariposa é muito comum e geralmente não fotografo ela, mas como estava em acão e gostei do resultado.

Última foto do dia e estava ventando muito percebam como esla segura firmemente o galho.

Todas as fotos foram feitas com a 100mm f2.8 + TE21mm.