sábado, 24 de novembro de 2012

TESTANDO A CANON 100MM MACRO L - ESPECIAL DÍPTERAS (MOSCAS)

Fui naugurar minha nova lente, a Canon 100mm L Macro IS, a lente mais moderna no segmento de macrofotografia, ela tem um recurso único em lentes macro, o IS – estabilizador de imagem – que conforme o fabricante garante até 4 pontos de velocidade abaixo da fotometria, isso é excelente para uso com luz natural. Além disso ela tem construção mais rígida, à prova de poeira e água, três tipos de regulagem de foco, sendo um muto interessante e útil onde a lente busca o foco entre 3,0cm e 5,0cm, o que agiliza e muito a focagem. Como contra, apenas o diâmetro de 67mm de filtro que impede o uso dos flashes macro Canon sendo obrigado portanto comprar uma adaptador Microlite 67, fora isso realmente uma lente fantástica.

Para ver um review muito bom do Tácio dessa lente veja em : http://www.macrofotografia.com.br/artigos/review100mm2.8lis.shtml



Hoje o dia foi bom, a chuva não atrapalhou aparecendo bem leve servindo para dar uma melhorada no calor que estava insuportável. Saí de casa às 4:40am da manhã e para minha surpresa o sol já tinha nascido, quando cheguei no campo por volta de 5:20am ele já estava alto e bem quente. Depois de arrumar tudo e encontrar Sergio Cedraz, que foi fotografar pássaros, caí em campo e felizmente percebi que melhorou muito a quantidade de insetos, a chuva que tinha caído durante a semana deixou a vegetação mais verde e com algumas flores que atraiu os bichinhos, fiz boas fotos mas o que me chameou a atenção foi a quantidade de moscas, dos mais variados tipos, então resolvi neste post apenas fotos das Díptera, depois coloco os outros insetos e aranhas.

ESPECIAL DÍPTERA -  MOSCAS:

CLIQUE NAS FOTOS PARA VER EM TAMANHO MAIOR E PERCEBER TODOS OS DETALHES.
Na foto acima, para evitar o fundo preto que esconde o detalhes dos pêlos e espinhos da Díptera usei uma folha seca que deu este agradável tom laranja de fundo.

Percebam que essa mosca é diferente, com uma protuberância na calda, o tom marrom da foto me agradou muito.

A foto acima em especial merece ver em tamanho maior, ela está SEM CROP,  consegui o quadro cheio e usando F16 para ter mais detalhes da mosca, para mim a grande foto do dia.


Close frontal da Díptera, as moscas estavam hoje encantadas por mim.

Essa pequena mosca verde é absurdamente rápida, na maioria das vezes você foca e quando dispara ela simplesmente não aparece no visor, o movimento do espelho espanta ela.


Esta última foto é um exemplo de como NÃO fazer uma foto macro, coloquei ela para demonstrar. Não consegui ficar em um plano paralelo com a mosca deixando ela deformada, uma foto desta normalmente descardo, então segue a dica: Tente ficar em paralelo com inseto ou deixe a parte da cabeça mais próxima à lente, dando destaque aos olhos, perceba que nessa foto as asas chamam mais a atenção.






6 comentários:

  1. Olá Marlon, muito bom as fotos. Eu gosto de pegar um ângulo que explore o paralelo e um pouco a parte superior, deixando levemente na diagonal,não sei exatamente se tem regras, se lógica for regra, então é isso que busco, sei que existe qualidade de foco, nitidez e etc, mesmo sendo leigo, estou conseguindo me adaptar a lente macro e as minhas fotos estão melhorando a cada dia, fiz uma adaptador de iluminação que estou adaptando no flash externo, assim direciona a luz para o assunto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Rocco,

    Obrigado pelo elogio. O lance de fotografar em paralelo é quando quer ter o inseto todo focado, pois no DOF curto, a mínima inclinação deixa uma parte desfocado. Se voce ver algumas de minhas fotos faço a inclinação, mas sempre para a parte da cabeça do inseto que deve ser valorizada e em muitas vezes a composição fica até melhor mesmo. O que não pode é fotografar o intedo de costas como fiz na última foto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marlon.
    Estava vendo o seu livro,ficou um barato,gostei,parabéns pelas bela fotos.

    ResponderExcluir
  4. Opa Kilson,

    Obrigado amigo, forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Essa mosca verde e fina, alguém sabe pelo menos a família? Belas fotos.

    ResponderExcluir