domingo, 28 de outubro de 2012

Mais dicas de Macrofotografia

Alguns detalhes que são importantes em macro:
  • Toda a lente Macro faz a proporção 1:1, mas se quiser fazer proporções maiores, acima de 2:1 tem de obrigatoriamente usar acessórios como Tele Conversores, Tubos de Extensão (meus preferidos) ou lentes especiais. Mas lembre-se que quanto maior a relação maior a dificuldade, magnitudes acima de 2:1 exigem muita perícia no clique pois o menor movimento perde o foco, assim use sempre aberturas pequenas como f16 e tente apoiar a câmera para reduzir o movimento.
  • Luz sempre vai ser um problema em macro, assim o uso de flash externo vai ser sempre bem vindo permitindo o congelamento do movimento, o uso de velocidades maiores (normalmente em 1/250) e aberturas menores que deixa a maior parte do inseto focado. Mesmo em sol forte, o uso do flash é interessante pois serve como luz de preenchimento, nestes casos tente achar um meio-termo na fotometria para que o fundo fique claro.
  • Tente não usar o flash direto pois a foto fica “chapada”, sem contornos e profundidade, use sempre a luz lateralmente de preferencia deixa sempre a foto mais natural.
  • Muito cuidado na edição da foto com o uso do sharpen (nitidez), aplicar demais deixa a foto muito artificial e cheia de ruído, tente ser o mais brando possível.
  • Fotografe o inseto sempre paralelo à lente, assim consegue foca-lo por inteiro e não parecerá deformado, fotos com ele de frente também são interessantes.
  • Apesar de haver milhões de insetos no mundo acha-los nem sempre é fácil, assim não perca nunca a oportunidade, viu um inseto interessante pegue a máquina e fotografe, vai viajar para um hotel no litoral? Leve o equipamento macro!
  • Evite grande cortes na foto para ampliar o objeto, isso reduz a nitidez os detalhes, se for necessário interpole no Camera Raw, isso reduz muito as perdas.
  • É fundamental o conhecimento de um editor de fotografia como Photoshop ou Lightroon pois nele que irá tornar a foto melhor, corrigindo problemas de luz, cor e nitidez.
  • Veja fotos macro sempre, elas te dão inspiração mostram como podemos evoluir, os melhores lugares para ver fotos são o flickr e o 500px.

Como não podia deixar segue mais algumas fotos que fiz nos últimos dias:













Nenhum comentário:

Postar um comentário