domingo, 9 de setembro de 2012

Aranha Saltadora - Salticidae - Super Post

A Aranha papa-mosca, como é conhecida aqui na Bahia, está sempre presente na nossas matas e sendo um dos bichos (lembre-se, aranha não é inseto!) que deixam fotografar, basta chegar devagar e evitar movimento bruscos que elas até fazem pose.

Confesso que junto com as vespas, as aranhas são minhas preferidas de serem fotografadas pois em muitos casos interagem e geram imagens bem interessantes. Uma coisa bem legal é fotografa-las em ação predando um inseto ou outra aranha.

Esse é um super post com algumas fotos que fiz somente com a Papa-mosca, desculpe se algumas delas não estão perfeitas mas quis registar os diversos timos que já encontrei.

Mais informações da Wikipédia:
"Salticidae é a família mais numerosa de aranhas, contando com mais de 500 géneros e cerca de 5 000 espécies (cerca de 13% das espécies conhecidas de aranhas), conhecidas popularmente como aranhas-saltadoras ou aranhas papa-moscas, com distribuição quase mundial. Estas aranhas não fazem teia para caçar, mas ficam à espera, saltando rapidamente sobre a presa. Podem saltar também para se movimentarem, ou para fugirem aos predadores.
No Brasil as principais aranhas a receber esta denominação são classificadas no gênero Philaeus
A aranha papa-moscas, também chamada aranha saltadora, é uma aranha não venenosa."






















18 comentários:

  1. Adorei as suas macrofotografias, também faço algumas, mas ainda não enho uma lente macro, uso uma 50mm adaptada, ao contrario. Adorei ver o blog, pois estou fascinado por macrofotografia e viciado!!

    Rocco

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Rocco, comecei também com lente invertida, sendo que a foto com o fundo vermelho deste port foi feito com ela, mas invista em comprar uma lente macro, já que foi picado pelo bichinho do macro só vai se contentar com ela rsrsrs.

    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  3. Olá Marlon, como está? Então, consegui uma lente macro, pego ela essa semana, uma amiga mora fora do Brasil e está vindo pra cá e através dela comprei, quase metade do preço em comparação com os preços do Brasil, vamos ver no que vai dar!

    Abraço

    Rocco

    ResponderExcluir
  4. Adquiri uma 100mm da canon, mas não foi a IS...Estou louco para testar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Cara uso a 100mm macro sem IS também e adoro ela, fique tranquilo essa lente é fantástica, você é de salvador?

    ResponderExcluir
  6. Não, sou de São Paulo, ABC, São Bernardo do Campo...

    Aqui tem a mata atlântica relativamente perto, mas eu caço insetos nas praças e parques que encontro na cidade, mas preciso ir na mata atlântica...peguei a lente, fiz alguns testes com objetos pequenos, ela parece ser realmente boa, também para retratos, ontem fui fotografar, mas estava ventando muito, então sem sucesso. Ainda não tenho uma opinião (vivência) sobre a lente... As fotos do meu blog, foram feitas com 50mm invertida...

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Marlon, quais acessórios você usa para complementar a macro 100mm?

    ResponderExcluir
  8. A 100mm é uma lente excelente e só ela já faz MUIIITA coisa, se quiser mais ampliação compre um jogo de tubos de extensão, com ele consegue até 2:1 ou mais. Mas lembre-se de comprar sempre que tenham os conectores de foco.

    ResponderExcluir
  9. Entendi. Ainda não consegui fotografar, como você disse nada de flores na primavera e está chovendo por aqui...então hoje fiz uma foto bem comum, de orvalho na folha, só para "matar a lombriga".

    ResponderExcluir
  10. Marlon, parabéns! Gosto de seu "trabalho" (hobby). Além de tudo, a socialização de equipamentos e experiências vividas no registro fotografico de suas macros nos anima.
    Edvaldo Medeiros

    ResponderExcluir
  11. Um primor, aliais como sempre em tudo que faz!, parabens

    ResponderExcluir
  12. E ai,Marlon!
    Achei super bacana suas fotos,gosto muito do mundo da macro,mas não tenho aparatos(R$) no momento para tal prática(rsrs),mas tenho uma HX200v onde utilizo um CloseUp onde pelo me auxilia muito no momento!Abraços e parabens pelas imagens!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Marlon pelas fotos , ouvir falar que as aranhas papa mosca ele tem veneno porém não é prejudicial a seres humanos , pode causar tão somente irritação na pele , ou se a pessoa tiver alergia algo mais grave, sendo que esse veneno só é prejudicial as suas presas.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Marlon pelas fotos , ouvir falar que as aranhas papa mosca ele tem veneno porém não é prejudicial a seres humanos , pode causar tão somente irritação na pele , ou se a pessoa tiver alergia algo mais grave, sendo que esse veneno só é prejudicial as suas presas.

    ResponderExcluir