domingo, 19 de agosto de 2012

Especial Fotos de aranhas - Macro

Passei duas semanas sem fotografar, estava bem ansioso e com vontade de dar uma “esparecida” fazendo umas macros. São Pedro colaborou e no sábado não choveu, fui para o Jorrinho fazer umas fotos na compania dos amigos Sergio, Marilton, Ediel e Edimar, eles foram fotografar aves, mas eu estava no clima do macro e aproveitei que fiquei sozinho para fazer alguns testes.

Foi uma dia bem proveitoso, tinha muitos insetos e aranhas e fiz fotos que adorei, meus amigos em seguida mudaram para macro e ficamos fotografando até perto de meio-dia pela quantidade de insetos que apareciam.

Fiz algumas fotos que me deixaram bastante contente, a exemplo da aranha branca que sempre quis fotografar e nunca tive oportunidade, ela cooperou e rendeu belas fotos.

Neste post inicial vou colocar somente as fotos das aranhas, ainda nesta semana coloco os demais insetos.

Aproveito para desafiar os Biólogos à dizerem os nomes destas aranhas.


ARANHA BRANCA:

 Gostaria de saber o nome popular desta aranha, Enólogos de plantão estou esprando vocês.



Uma das fotos que masi gostei, uma cálice com vida.


Tem alguma coisa errada nesta aranha, não era para ter oito pernas????? Enólogos expliquem ai.


Aranhas em toda sua diversidade.

12 comentários:

  1. Parabéns Marlon, as fotos das aranhas estão lindas! Conheço essa aranha branca como Aranha-caranguejo-branca (thomisus spectabilis) Não tenho certeza quanto ao nome científico, vamos esperar a identificação por um entomólogo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marlon, Parabéns pelo Blog. Tá muito bem feito e suas fotos estão muito lindas. Me diga uma coisa, qual esquema de flashs você utilizou nesta seção? Poderia contar pra gente? Achei uma luz muito boa, suave, natural!

    Quanto ao comentario da 5ª foto de que a aranha deveria ter 8 pernas. Na verdade ela tem 8 mesmo. Os dois primeiros apêndices que você vê não são pernas porque não são usadas na locomoção e sim na captura e manipulação de presas principalmente e são chamados de pedipalpos. Tbm participam na reprodução das aranhas. Todas tem! Umas espécies tem mais desenvolvidos outras menos. Os dessa especie q vc fotografou são realmente muito grandes!

    Sou biólogo e apaixonado por macros. Precisando de alguma ajuda com os insetos e aranhas posso te ajudar se quiser. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius,
      Obrigado mesmo, participação como a sua só faz engrandecer o blog, continue comentando isso vai me ajudar muito, mais uma vez agradeço.
      Quanto às fotos em todas elas usei o esquema: 7d + 100mm f2.8 + TE de 21mm e o flash MT-24EX. Na foto da aranha branca tive de subexpor em mais de 1 ponto para evitar o estouro de luz.
      Muito legal seu comentário, eu realmente estava intrigado com a quantidade de pernas que via, mas você explicou muito bem, valeu.
      Se você morar na Bahia ou vier aqui, podemos marcar para fazermos umas fotos, vai ser um prazer.

      Forte abraço,

      Excluir
  3. Esqueci de comentar: Esta aranha da 5ª foto é um espécime macho, pois os pedipalpos são dilatados como uma bolinha em cada um. Nas fêmeas os pedipalpos são mais retos, quase iguais a pernas.
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Vinicius tem uma foto no post novo que é um desafio aos biólogos, veja lá!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marlon,

    Referente a aranha branca:

    Estava buscando esta resposta, pois retirei a foto de uma comendo uma abelha, e me deparei com três nomes comuns, Aranha Albina, Aranha Caranguejo Branca e Aranha Caranguejo da Flor.

    Então, dei uma olhada, e encontrei um link que fala sobre como identificar uma aranha caranguejo: http://pt.wikihow.com/Identificar-uma-Aranha-Caranguejo

    Pesquisei mais um pouco e cheguei a este nome Misumena vatia. Não posso te dar certeza, pois não sou especialista em aranhas. Mas como estava a procura do nome, decidi aceitar seu desafio, espero que esteja certo :D

    Calebe B.
    pramsopa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Enologia é a ciência que estuda tudo o que está relacionado com a produção e conservação de vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e venda. Existem pouquíssimas faculdades de enologia, estando as principais na França e Itália.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. entomologista
    adjetivo e substantivo de dois gêneros
    zoo especialista em entomologia; insectologista, insetologista.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir