sábado, 26 de maio de 2012

REVIEW DA LENTE CANON MPE-65 MACRO


Bem, realizei um de meus sonhos, comprei a lente MPE-65mm, a lente especial da Canon voltada para macro fotografia, e com ampliação de incríveis 5:1 ou seja, enquanto todas as outras lentes macro trabalham sempre com o máximo de 1:1 esse é a ampliação mínima que ela faz, simplesmente fantástica.
Me preparei todo hoje para inaugurar, mas a chuva não deixou então resolvi dar uma voltinha no jardim de meu prédio mais tarde e consegui sentir um pouco da “danada” e ai vai meu review:
Bem, quando falam que ela é uma lente muito difícil de usar não estão exagerando, ela não tem anel de foco, sendo este feito movimentando a cabeça e como o DOF é absurdamente pequeno, mesmo em aberturas como f11 e f16 é difícil acertar o foco. Outra questão é que a máquina não avisa do foco, como a 100mm 2.8 o que complica mais ainda.
Pontos positivos:
  • Nitidez espetacular, muito superior à 100mm, no próprio visor vemos a diferença;
  • Fotografei insetos e aranhas que não fotografaria com a 100mm, esses que ilustram o post são todos MUITO pequenos, todos menores que 0,5 cm. Entendo que esta lente é destinada para esse tipo de fotografia, ou de closes de insetos;
  • Construção bastante forte, ela é robusta e parece aguentar o tranco.
Pontos negativos:
  • Sem foco automático e aviso de foco pela câmera.
  • DOF Curtíssimo;
  • Pesada e estende conforme altera o zoom, o que pode espantar o inseto;
  • Visão escura a partir de 2x, com 5x e sem sol te obriga a ligar a lanterna do flash para ver o inseto;
  • Serve basicamente para insetos bem pequenos, um inseto de mais de 1,5 cm não é possível encher o quadro com o inseto inteiro.
Resultado: Macros fantásticas para fotógrafos Chuck Noris!!!
Me senti nos primórdios de meus estudos de macro com lente invertida, muito difícil fotografar e exige uma aproximação ainda maior do inseto sendo feitas fotos com no mínimo 3cm de distância o que não é todo inseto que deixa. Se ele estiver mexendo nem ouse fotografar, é perda de tempo.
Mas... O que para muitos causa desmotivação, para mim funciona ao contrário, essa lente é um cavalo xucro que vou domar, insistir, tentar e treinar que em breve vou resultados satisfatórios, isso é uma promessa.
Aqui está as fotos que fiz hoje, vejam os comentários:
Minha primeira foto com a lente, juro, meu primeiro clique e já fiz essa foto, a considero um bom presságio.
Quem conhece essa cigarra sabe de seu tamanho, ela deve ver 6,00 mm de comprimento e 1,00mm de largura e com a lente em 2x consegui quase encher o quadro, essa foto tem um crop mínimo.
Insetos maiores que 2,0 cm tem dificuldade de encher o quadro,  essa lente não é desninada para esse tipo de inseto.
 Essa minúscula abelha eu não teria fotografado com a 100mm.
Essa foi a menor mosca que já fotografei, ela deve ter uns 2mm de comprimento. Finalizando acho que a lente cumpre o que promete e que sua fama de difícil não é exagerada, mas vale a pena pois os resultados são fantásticos. Acho que ela sempre deve fazer par com a a 100mm. Abraço

3 comentários:

  1. ola amigos, tenho uma desta para vende com menos de 5 meses comprada nos EUA, VALOR 2800,00

    ResponderExcluir
  2. Show, vou oferecer a uns amigos e te falo.

    ResponderExcluir