sábado, 28 de janeiro de 2012

Mudando do Canon MR-14ex para o MT-24ex

Fiz minha primeira saída Macro de verdade, com todo o equipamento que queria usar, usando o set-up constante nas fotos post anterior à este:
  • Canon 7d
  • Lente Canon 100mm f 2.8
  • Dois tubos de extensão de 21mm+13mm = 34mm.
  • Flash Canon MT-24ex
  • Flash Bracket Twin
Fiz todas as fotos com as seguintes configurações: ISO 100, F11, 1/250 e medição pontual.

O flash me permite usar essa velocidade e abertura, antes eu usava F14, F16 até F22 mas ai percebi que perdia um pouco a nitidez das fotos, com F11 consigo a melhor definição possível nas fotos.


Confesso que fiquei MUITO feliz com o resultado das fotos que fiz neste último final de semana, pois percebi que como nas fotos que faço no estúdio, a luz lateral revela mais contorno de forma que a frontal, ou seja, dá mais definição ao resultado. Tento explicar: quando a modelo não tem uma pele boa ou está com rugas, espinhas ou as marcas da idade, evita-se usar a luz lateral pois ela mostra muito mais os detalhes, isso porquê esta luz dá contorno à estas marcas mesmo pequenas, apresentando muito mais as imperfeições. No caso da macrofotografia percebi o mesmo efeito também, usando as cabeças dos flashes mais lateralmente em relação ao inseto o resultado de definição ficou bem melhor, apresentado mais os detalhes, contornos e fomas, aparecendo pêlos e espinhos que com a luz frontal do MR-14EX não mostravam.

Assim, ratifico o MT-24ex como o melhor flash para macro fotografia, e se colocar o extensor Flash Bracket Twin fica ainda melhor.

Algumas fotos que fiz com este set-up que me geraram estas conclusões:

CLIQUEM NA FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR: 









4 comentários: