terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dicas de edição - Camera Raw e Macrofotografia


Ao contrário do que muitos pregam, para mim a fotografia não está pronta na hora do click pois existe uma série de ajustes que devem ser feitos antes do salvamento final em .jpg. Parto do princípio que todos já fotografam em RAW (se não... tá atrasado) e com isso é possível um refino em diversos aspectos, como balanço de branco, nitidez, clarity e tratamento de correção de estouros de luz o que é muito comum em macro.
Aconselho tratar as fotos ainda no ACR (Adobe Camera Raw) onde se corrige inicialmente as distorções de lente, aberração cromática, depois corrigimos os estouros de luz tanto com exposição localizada quanto no todo podendo usar inclusive o recovery em casos amenos. É importante aplicar sempre um pouco de constaste, clarity e vibrance, pois deixam as cores mais nítidas e definidas. Ainda quanto à cor, podemos tratar ela seletivamente para valorizar algumas partes do inseto.
Após esse tratamento verifique se o crop dado não deixou a foto muito pequena, acontecendo isso faça a interpolação.
O tratamento no Photoshop eu aplico uma nitidez pelo esquema Overlay+highpass e apago as parts que não precisa para evitar ruído.
Quem não tem experiencia em ACR, deve estar achando que estou xingando rsrsr, se tiver qualquer dúvida entre em constato que explico passo a passo como fazer estes tratamentos.
Segue algumas fotos para não perder a viagem.

2 comentários:

  1. Oiee eu queria aprender o passo a passo

    ResponderExcluir
  2. o que vc quiz dizer como ""e apago as parts que não precisa para evitar ruído""

    ResponderExcluir