quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NOVA GAMBIARRA PARA MACRO


O flash que uso para macro é o MR-14 que é muito bom, faz a medição certa e a foto fica bem iluminada, permitindo usar aberturas pequenas como F16 e com isso maior nitidez nas fotos. Porém em algumas fotos a luz fica um pouco “chapada” e sinto falta de uma luz lateral, simulando a luz natural o que torna a foto mais agradável.

Uso quando posso um 580EXII lateralmente, mas é complicado pois na mata nem sempre posso trabalhar com uma única mão ou montar o tripé, isso demandaria tempo e o bichinho não espera tanto.

Hoje comprei um acessório chamado BRAÇO ARTICULADO AA 4.2'' da Greika e junto com uma manopla consigo colocar o segundo flash lateralmente e posso mudar a posição como eu desejar. Fica um trambolho, mas como sua colocação é rápida, poderei usar com mais agilidade do que o tripé. Veja as fotos que fiz para demonstrar:


 
Ele fica bem firme, não sacode e de uma ótima mobilidade. Com ele uso o Ring Flash em TTL -1 ou -2 para que a luz lateral sobressaia em relação principal.

Para exemplificar a diferença da foto usando um segundo flash, veja abaixo, na primeira foto foi usando apenas o Ring, na segunda um outro flash foi colocado lateralmente, perceba que a foto tem mais profundidade e a aranha parece “sair”da foto:



sábado, 17 de setembro de 2011

PEQUENAS BORBOLETAS E LAGARTA DE FOGO.




 CLIQUE NA IMAGEM PARA VER EM TAMANHO MAIOR.
Ainda com fotos de minha última saída, gostei muito de fotografar estas pequenas borboletas, elas tem em média 2,00 cm, são muito pequenas e tenho de fotografa-las bem cedo, pois depois de 7-8 horas elas ficam bem ativas e inquietas. A maior dificuldade é a fotometria, pois como são bem claras tende a ficar sobre expostas, assim compense com 1 ou 2 pontos a menos que fica bem.
 
Sempre quis fotografar lagartas peludas, aqui conhecidas como “lagartas de fogo” pois se tocá-las queimam, por isso devemos ter muito cuidado por causa da aproximação necessária na macrofotografia.
 






quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Moscas nos Eucaliptos


Uma boa surpresa, acordei hoje cedo e resolvi arriscar em ir na praça de eucaliptos aqui perto de casa, no Caminho das árvores, e o resultado foi ótimo, muitos insetos e o melhor, fotografando com uma viatura da polícia à 100m de onde eu estava. Fiz muitas fotos boas, aqui vou postar apenas as de fotos de moscas, mas fotografei borboletas, aranhas, mariposas. Agora posso matar minha vontade de fotografar macro qualquer dia da semana, posso chegar 6:00 e sair 7:00 para ir trabalhar.
CLIQUE NA FOTO PARA VER MAIOR.








segunda-feira, 5 de setembro de 2011

10 Dicas importantes para Macro Fotografia.


A pedidos, segue 10 dicas importantes para macro fotografia, pequenos detalhes que podem ser a diferença entre o sucesso ou fracasso na hora da foto:
  1. O mais importante: Conheça bem seu equipamento, leia o manual da máquina e flash algumas vezes, exercite em casa com simulações e tenha segurança no que você esta fazendo.
  2. Não queira pular etapas, comece com com apenas a lente e relação 1:1, depois parta para tubos de extensão que exige aproximação maior.
  3. Paciência é primordial, no início a coisa é complicada mesmo, mas com a prática a relação cliques x fotos boas fica cada vez melhor.
  4. Os primeiros resultados são frustantes mesmo, é normal, não desanime insista que vale a pena.
  5. Leia artigos, revistas e busque no google sobre dicas, sempre tem gente dando excelentes informações.
  6. Lentes e flashes são caros, mas vale a pena poupar um pouco e investir em uma lente macro, lentes invertidas com anel inversor, funciona, mas o cara tem de ser uma mistura de guerreiro com monge tibetano, pois exige raça e paciência rsrrs.
  7. Esqueça filtro close-up!!
  8. Luz é muito importante, o flash é fundamental, se não pode comprar um ring flash um rebatedor no flash tradicional (não o da máquina) funciona bem e em alguns casos até melhor.
  9. A foto não está pronta na hora do clique, precisa ainda ter editada e tratada, fotografe em RAW e aprenda a editar, usando a ferramenta ACR para dar mais nitidez, corrigir estouros de luz e correção de cor.
  10. CAIA NO MATO!!! Esqueça o jardim de seu prédio ou a pracinha do seu bairro, vá para fazendas de amigos, bosques ou reservas ecológicas, se não sair para fotografar a foto não aparece.

    Como não poderia deixar de postar, segue algums fotos que fiz este final de semana.

    CLIQUE NA FOTO PARA VER MAIOR.