sexta-feira, 29 de julho de 2011

Usando nova Máquina, borboletas, mariposa e libélula.

Fui testar minha nova máquina, a Canon 7d, um pouco mais pesada que a 50d, deu um pouco mais de trabalho mas nada que incomode. Resolvi fazer todas as fotos em ISO 400, o resultado foi bom, melhor do que eue imaginava, os fundos ficaram claros, mas ainda acho que nitidez máxima é fundamental em macro, ou seja, so em ISO 100 agora.


 Esta acima foi a primeira foto que fiz e já acertei, isso mostra que terei sorte com esta máquina.

 Apesar de ISO 400 consegui uma boa definição nesta foto.

 Fundo preto, poucos gostam mas eu adoro.

 Difícil de fotometrar essa bornoleta, mas usando a medição pontual consegui.

 A libélula em todos os seus detalhes.



 Borboletas, elas me detestam mas vez ou outra consigo pegar uma(s).

Minha foto preferida do dia, gosto sa simetria dela.

domingo, 17 de julho de 2011

LIBÉLULA MARRON, GRILOS, ARANHAS E NOVO SETUP DE FLASH

Ganhei de presente um rebatedor feito por Sérgio e resolvi usá-lo para testar e o resultado foi muito bom. Como ele é colocado no 580exII a luz vem de cima imitando a natural e espalha bem evitando o fundo preto, no começo me bati um pouco e as fotos ficaram escuras, mas depois peguei a "manha" usando a máquina no manual e colocando o flash em  TTL +1, assim o resultado ficou satisfatório.

O rebatedor ficou bem parecido com este mas ele é feito de PVC que é muito mais resistente:


Fui bem cedinho fazer as fotos em um terreno florido lá no litoral norte, não tinha muitos bichos mas deu para fazer umas fotos boas com meu novo rebatedor, digam aí o que acharam.

 Este pequeno grilo colorido sempre deixa ser fotografado.



O brilho destas formigas e os detalhes conseguidos me chamaram muito a atenção, percebam que elas são todas enrugadas.

 Só tinha feito esse percevejo de costas, agora de frente.

 Linda mosca de olhos coloridos.

Linda libélula de olhos marron, cada dia mais me encanto com esses bichinhos, a variedade delas é incrível.

Como não podia de deixar de aparecer a abelhinha estava presente.


Realmente a luz assim dá muito mais profundidade.

Pequena aranha negra em sua planta.


Minhas favoritas de serem fotografadas, as vespas estávam presente.

1000!!!!

Obrigado Gente, fico muito feliz com esta marca, 1.000 views, não desistirei deste blog pois fui realmente e literalmente mordido pela bichinho da foto macro. Preciso ainda de melhorar muitas coisa, a técnica, composição, a escrita... só tenho menos de seis meses que me dedico a esta modalidade, tenho ainda muitas anos para praticar rsrrs.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vespas, minhas favoritas.

Curto muito fotografar vespas, existe sempre um perigo envolvendo se aproximar tanto de um inseto perigoso que é valente e pode te atacar. Mas ele sempre faz uma cara de poucos amigo e olha para você deixando a foto bem interessante.

Estas foram feitas também neste final de semana.

CLIQUE NA FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR




domingo, 10 de julho de 2011

CAMAÇARI, CASCALHEIRA - GAFANHOTOS, BORBOLETAS E ARANHAS.


Ontem fui em um campo florido que rendeu muitas fotos boas, apesar do vento que atrapalhava um pouco havia muitos insetos para fotografar, bastava ficar parado perto de algumas flores que eles logo apareciam. O lugar fica na “Cascalheira”, uma estrada que liga Camaçari às praias do litoral norte.

Como ventava muito a paciência foi exercitada, mas o equipamento ajudou, pois como pude usar aberturas menores, em torno de 14-18, conseguia DOF o suficiente para não perder tanta foto por causa da brisa, mais uma vez vejo o quão importante é o equipamento na foto macro. Usei além da lente 100mm um tubo de extensão de 21mm que ajudou muito.

Em algumas fotos, usei também o segundo flash disparado como slave e em um tripé para clarear o fundo evitando o preto absoluto.

Fiz duas fotos que gostei MUITO, a do gafanhoto na flor com orvalho me deixou encantado, se tornando uma de minhas preferidas. A da Aranha na teia foi feita com dois flashes, sendo um por baixo para iluminar as teias, o Sérgio me ajudou nesta foto segurando o flash.

Neste dia também aconteceu uma coisa interessante, foi comigo um amigo, o Fabiano, que ainda engatinha na macrofotografia e usando uma 50mm+TE de 35mm ele se bateu muito para conseguir o foco, natural face a dificuldade de focar com pouca profundidade de campo e no final da tarde ele comentou que estava muito cansado, com as costas doendo e valorizada a grande dificuldade de fazer macro, esse é um comentário pertinente provando a máxima que só dá valor a Macrofotografia que já tentou fazer, sabendo das dificuldades que cada foto exige e sabe também que cada foto boa é um troféu e merece muito respeito.

CLIQUE NA FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR.

 Adorei esta foto, o detalhe do orvalho ficou ótimo.

 Descobri em Barney e seus amigos, que essa borboleta monarca vem migrando dos EUA para o Brasil, pense!

 Essa mosca tem muitos detalhes e uma cor linda.

 Esses grilos coloridos semprem rendem boas fotos, são bem pequenos e cooperam para fotografar.

 Foto que deu mais trabalho, usei dois flashes sendo um por baixo para iluminar a teia que estava com gotas d'agua. O resultado ficou diferente.

 Esse bichinho deu trabalho para fotometrar, mas depois de algumas tentativas comseguir uma bem medida.

 A aranha com seu lanche já acondicionado.

 Não sei que bicho é esse mas achei ele engraçado.

Existe muitas moscas detas lá, elas imitam abelhas.

domingo, 3 de julho de 2011

BORBOLETA MARROM

Hoje de manhã, dei uma passadinha no jardim do meu prédio e não é que aparecerem alguns insetos?? Esta mariposa deixou eu fazer algumas fotos, pena que não estava com o tubo de extenção, poderia ter feitos uns closes melhores.