quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NOVA GAMBIARRA PARA MACRO


O flash que uso para macro é o MR-14 que é muito bom, faz a medição certa e a foto fica bem iluminada, permitindo usar aberturas pequenas como F16 e com isso maior nitidez nas fotos. Porém em algumas fotos a luz fica um pouco “chapada” e sinto falta de uma luz lateral, simulando a luz natural o que torna a foto mais agradável.

Uso quando posso um 580EXII lateralmente, mas é complicado pois na mata nem sempre posso trabalhar com uma única mão ou montar o tripé, isso demandaria tempo e o bichinho não espera tanto.

Hoje comprei um acessório chamado BRAÇO ARTICULADO AA 4.2'' da Greika e junto com uma manopla consigo colocar o segundo flash lateralmente e posso mudar a posição como eu desejar. Fica um trambolho, mas como sua colocação é rápida, poderei usar com mais agilidade do que o tripé. Veja as fotos que fiz para demonstrar:


 
Ele fica bem firme, não sacode e de uma ótima mobilidade. Com ele uso o Ring Flash em TTL -1 ou -2 para que a luz lateral sobressaia em relação principal.

Para exemplificar a diferença da foto usando um segundo flash, veja abaixo, na primeira foto foi usando apenas o Ring, na segunda um outro flash foi colocado lateralmente, perceba que a foto tem mais profundidade e a aranha parece “sair”da foto:



5 comentários:

  1. lindas fotos e o que falar do equipamento *-*
    Um dia chego nesse estágio!
    Vou fuçar mais aqui no blog, esse mundo de macro me encanta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Thais, qualquer dúvida estou à disposição.

      Excluir
  2. Parabens professor vou ver se na B&H encontro algo assim pra macro. Gde abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Uso um flash comum , um 430 exII, vc pode me indicar um link onde posso construir um bom difusor artesanal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucarte, existe vários esquemas na net de difusores, o mais conhecido é este: http://img.photobucket.com/albums/v150/ikcat/Rebatedor1.gif, mas lembro que em casas de fotografias ou no Mercado Livre você os acha por R$ 30,00, muitas vezes vale a pena. Forte Abraço amigo.

      Excluir