segunda-feira, 5 de setembro de 2011

10 Dicas importantes para Macro Fotografia.


A pedidos, segue 10 dicas importantes para macro fotografia, pequenos detalhes que podem ser a diferença entre o sucesso ou fracasso na hora da foto:
  1. O mais importante: Conheça bem seu equipamento, leia o manual da máquina e flash algumas vezes, exercite em casa com simulações e tenha segurança no que você esta fazendo.
  2. Não queira pular etapas, comece com com apenas a lente e relação 1:1, depois parta para tubos de extensão que exige aproximação maior.
  3. Paciência é primordial, no início a coisa é complicada mesmo, mas com a prática a relação cliques x fotos boas fica cada vez melhor.
  4. Os primeiros resultados são frustantes mesmo, é normal, não desanime insista que vale a pena.
  5. Leia artigos, revistas e busque no google sobre dicas, sempre tem gente dando excelentes informações.
  6. Lentes e flashes são caros, mas vale a pena poupar um pouco e investir em uma lente macro, lentes invertidas com anel inversor, funciona, mas o cara tem de ser uma mistura de guerreiro com monge tibetano, pois exige raça e paciência rsrrs.
  7. Esqueça filtro close-up!!
  8. Luz é muito importante, o flash é fundamental, se não pode comprar um ring flash um rebatedor no flash tradicional (não o da máquina) funciona bem e em alguns casos até melhor.
  9. A foto não está pronta na hora do clique, precisa ainda ter editada e tratada, fotografe em RAW e aprenda a editar, usando a ferramenta ACR para dar mais nitidez, corrigir estouros de luz e correção de cor.
  10. CAIA NO MATO!!! Esqueça o jardim de seu prédio ou a pracinha do seu bairro, vá para fazendas de amigos, bosques ou reservas ecológicas, se não sair para fotografar a foto não aparece.

    Como não poderia deixar de postar, segue algums fotos que fiz este final de semana.

    CLIQUE NA FOTO PARA VER MAIOR.


12 comentários:

  1. Olá!

    Gostei do blog, e principalmente das fotos. Essa lista de 10 dicas é preciosa!

    Gostaria de autorização para escrever sobre seu trabalho nessa série:

    http://mc7foto.blogspot.com/search/label/Grandes%20Clicks

    No aguardo,

    ResponderExcluir
  2. Amigo, desculpe muito não responder, mas juro que so vi esse post seu hoje, deve ter sido algum bug, valeu e se quiser ta autorizado.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, gostaria que junto as fotografias viesse as informações da câmera e as leituras usadas.
    Valeu. WWGW.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, vou colocar estas informações, se desejar de alguma especifica é só falar que informo. A maioria das fotos eu usei a camera Canon 7d, com lente Canon 100mm e Flash MT- 24ex. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. olá amigo gostei muito das suas fotos.sou apaixonado por abelhas e adoro estar no campo quero um dia escrever um livro, já tenho muitas fotos mais queria um marca de uma câmera e modelo para fazer fotos belíssima para meu livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elton, aconselho a Canon, pode ser a T4i, T5i, 7d ou 60 D, todas são muito boas para macro por ter sensor com crop o que permite maiores ampliações. Mas lembre-se que a magia está na lente, opte por lentes fixas macro, de preferência a100mm. Se quiser fotos mais nítidas e trabalhadas precisa de um flash macro, a exemplos do MT-24ex ou MR-14.

      Excluir
  6. Olá Marlon!
    Excelente fotos! É quase uma ciência! Tenho acompanhado seu blog e buscando algumas dicas sobre macro fotografia, porém objeto de observação é outro... Meu interesse são as moedas, a numismática. Tenho feito milagres para conseguir boas fotos de moedas, com o equipamento que tenho... mas não é fácil... E você já fez alguma experiência neste ramo diferenciado? Quem sabe possa postar algum teste com moedas por aqui! Tem alguma dica a compartilhar? Sds. Jv.

    ResponderExcluir
  7. MARLON PORTO,
    Sempre venho ver seus trabalhos. Vc me inspirou para seguir esta belíssima arte da Macro fotografia.
    Comprei uma 40mm Nikkon, mas ainda não estou satisfeito, tenho tido bons resultados melhores do que quando comecei,
    Vi seu comentário sobre o flash macro, acredito que seja fundamental.
    VOCÊ CONHECE ALGUËM QUE NÃO TEVE "SACO" PARA CONTINUAR E QUEIRA VENDER UMA MACRO DE DE 1OOmm DE PREFERÊNCIA PARCELADO?
    Ficarei feliz se me responderes.
    Estas fotos com o fundo preto, é o resultado de se fotografar em RAW e dar tratamento em ACR? Este ACR É NO PHOTOSOP? Desculpe minha ignorância no assunto
    Abraços
    Gerson Moreira Lima

    ResponderExcluir
  8. Marlon antes de tudo parabens por compartilhar conhecimento, muito nobre de sua parte.
    Vc. falou sobre não usar filtros closeup . A raynox se encaixa? Te pergunto porque vi
    fazendo parte de um equipamento de um macrofotógrafo muito bom Nick bay e uso aqui também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucarte, Realmente o Raynox não se encaixa nisso, ele é muito bom e tenho visto resultados fantásticos com ele, estou com vontade de comprar um para mim rsrrs.

      Excluir
  9. Marlon, qual editor de raw vc está utilizando? Abs, Decio

    ResponderExcluir