domingo, 10 de julho de 2011

CAMAÇARI, CASCALHEIRA - GAFANHOTOS, BORBOLETAS E ARANHAS.


Ontem fui em um campo florido que rendeu muitas fotos boas, apesar do vento que atrapalhava um pouco havia muitos insetos para fotografar, bastava ficar parado perto de algumas flores que eles logo apareciam. O lugar fica na “Cascalheira”, uma estrada que liga Camaçari às praias do litoral norte.

Como ventava muito a paciência foi exercitada, mas o equipamento ajudou, pois como pude usar aberturas menores, em torno de 14-18, conseguia DOF o suficiente para não perder tanta foto por causa da brisa, mais uma vez vejo o quão importante é o equipamento na foto macro. Usei além da lente 100mm um tubo de extensão de 21mm que ajudou muito.

Em algumas fotos, usei também o segundo flash disparado como slave e em um tripé para clarear o fundo evitando o preto absoluto.

Fiz duas fotos que gostei MUITO, a do gafanhoto na flor com orvalho me deixou encantado, se tornando uma de minhas preferidas. A da Aranha na teia foi feita com dois flashes, sendo um por baixo para iluminar as teias, o Sérgio me ajudou nesta foto segurando o flash.

Neste dia também aconteceu uma coisa interessante, foi comigo um amigo, o Fabiano, que ainda engatinha na macrofotografia e usando uma 50mm+TE de 35mm ele se bateu muito para conseguir o foco, natural face a dificuldade de focar com pouca profundidade de campo e no final da tarde ele comentou que estava muito cansado, com as costas doendo e valorizada a grande dificuldade de fazer macro, esse é um comentário pertinente provando a máxima que só dá valor a Macrofotografia que já tentou fazer, sabendo das dificuldades que cada foto exige e sabe também que cada foto boa é um troféu e merece muito respeito.

CLIQUE NA FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR.

 Adorei esta foto, o detalhe do orvalho ficou ótimo.

 Descobri em Barney e seus amigos, que essa borboleta monarca vem migrando dos EUA para o Brasil, pense!

 Essa mosca tem muitos detalhes e uma cor linda.

 Esses grilos coloridos semprem rendem boas fotos, são bem pequenos e cooperam para fotografar.

 Foto que deu mais trabalho, usei dois flashes sendo um por baixo para iluminar a teia que estava com gotas d'agua. O resultado ficou diferente.

 Esse bichinho deu trabalho para fotometrar, mas depois de algumas tentativas comseguir uma bem medida.

 A aranha com seu lanche já acondicionado.

 Não sei que bicho é esse mas achei ele engraçado.

Existe muitas moscas detas lá, elas imitam abelhas.

Um comentário:

  1. Marlon, todas as fotos estão lindas, mas continuo achando a da aranha a mais bela, parabéns cara!

    ResponderExcluir