terça-feira, 24 de maio de 2011

DICAS PARA MACRO

Um dica importante em macrofotografia é saber se aproximar do inseto, ter calma é muito importante. Sabemos que já é difícil achar um bichinho em um lugar bom, o que nos dá vontade de ir logo fazer os cliques mas como dizia a peça de teatro: "MUITA CALMA NESTA HORA", assim segue umas dicas legais para ajudar nas macros:

- Use roupas verdes ou de tons neutros, evite cores berrantes como vermelho ou amarelo, pois assustam os insetos;
- Ainda em roupas saibam que elas vão se sujar muito e devem te proteger de pernilongos, galhos, espinhos e sol, por isso calça e manga comprida é muito bem vindo;
- Nada de perfumes e repelente de insetos;
- Se ligue na previsão do tempo, chuva e frio fazem os insetos se esconderem;
- Uma coisa fundamental mas muito gente se dá mal, arrume sua mochila na noite anterior, confira a bateria e só vá dormir depois dela recarregada e na máquina, confira todo o equipamento pois acordar cedo faz muita gente esquecer coisas importantes;
- Leve sempre pilhas e cartões de memórias extras;
- Procure lugares seguros, o equipamento é caro;
- Quando for fotografar o inseto se aproxime com calma e com movimentos lentos, já vá com a máquina no rosto pois o ato de levanta-la assusta muito os insetos;
- Usando DSLR dê preferencia ao foco manual, apesar de alguns momentos o foco automático funcionar, mas lembre-se que o foco fino deve ser feito com a cabeça, se movendo para frente e para trás e disparar nos milisegundos que está em foco;
- Quanto ao foco, ele obrigatoriamente deve estar nos olhos, por isso tente fotografar o inseto paralelamente para ter ele todo focado, ou se não der focar a parte mais interessante;
- Usar luz natural é complicado, pois será obrigado a usar velocidades baixas e aberturas muitos grandes, comprometendo o foco, por isso leve sempre o flash, seja com cabo TTL ou rebatedor;
- Vento é inimigo, se tiver ventando muito  espere ele passar;
- Uma coisa que funciona é sentar perto de flores e esperar, normalmente os insetos aparecem;
- Não confie no LCD da máquina, so vai ver mesmo se está focada na tela de seu computador com 100% de tamanho, por isso faça várias e garanta a foto;

A DICA MAIS IMPORTANTE DADA POR SÉRGIO CEDRAZ:

Ao fotografar em grupo, depois de fazer a foto dê um leve peteleco no inseto para ninguém fazer uma foto igual a sua (Brincadeira rssrsrsrrsrs).

14 comentários:

  1. Já já iremos testar essas dicas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh haha, esta ultima realmente é fantástica. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Foi só uma brincadeira, quem já fotografou comigo sabe que eu não faço isso! rsrsrs..

    ResponderExcluir
  4. Estava vendo suas dicas,gostei,,gosto disso,,desse compartilhamento ,mais posso entrar e falar uma coisa,,não sou de usar foco manual,sou mais o foco automatico,detesto usar tripe,,so na mão,,nisso consegui diminuir bastante a perde de fotos,mais,,descobri uma coisa,,o foco em si,,eu uso foco unico nos dois sentidos,e no AF-S,que ele me da mais segurança na focagem,estava vendo sobre tubo extersor,,eu em particular,,tentei mais não acertei uma formula que me de um foto nitida,fica meio termo,,então so uso uma lente macro 105mm VR/AF,,já é 1:1,,mais vou voltar a tentar outra vez com tubo de 20.
    Parabens e abraços.

    ResponderExcluir
  5. Quanto ao foco, eu uso muito o automático na grande maioria das vezes, mas como um ajuste fino, eu uso anel de foco e o movimento da cabeça para enquadrar e espero o bip de focagem para disparar, sempre com o botão de disparo pela metade.

    Quanto ao TE ele não infuincia em nada na ótica pois não tem lente, é apenas um tubo, tente mais uma vez e me fale.

    Obrigado por tudo e quero ver você sempre aqui.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Marlon,voltei,,ando meio sem tempo mais sempre que possível passo para da uma olhada nas coisas que anda encontrando por ai,que aqui no rio de janeiro acham que fugiram todos os insetos para sua terra,rsrsr,não encontro nem mosca,brincadeira,vi que agora esta com a nova lente macro a 65 e já esta arrebentando,,legal isso,quanto ao tubo extensor,fiz vários teste mais deixa a desejar um pouco na nitidez,,apesar,,mais consegui fotos legais com ele,hoje estou me dedicando mais em macro e ficaria feliz com sua visita e comentário e critica seria de grande ajuda,,vou deixar o caminho caso tenha curiosidade em fazer uma visita,,,http://k2naturezalinda.blogspot.com.br/,,,e com certeza vou participar do seu site sim,,gosto de aprender e gosto da maneira simples que vc narra as fotos,,parabens meu caro,,kilsonrj aqui do rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  7. Bom ter voce de volta amigo. Acho que o Rio está passando mesma coisa que aqui na Bahia, poucos insetos por conta do clima louco, sem flores e muito seco apesar de algumas chuvas, mas acho que agora na primavera a coisa vai melhorar (espero).

    Passei no seu blog e gostei muito das fotos, tá ficando bom heim? Estarei sempre passando lá. Se me permite uma crítica construtiva, cuidado com o uso do sharpen nas fotos na hora da edição, algumas delas achei que exagerou um pouco deixando as fotos pouco natural, apenas em algumas pois na maioria as fotos estão lindas. Parabéns.

    Continuo achando estranho a questão da nitidez com o TE, faça um teste, quando um inseto deixar faça as duas fotos, com e sem TE, mas mantendo o mesmo enquadramento e poste o resultado para vermos.

    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Bom noite,,agora com esse horário de verão fiquei meio perdido,agradeço pela visita seja sempre bem vindo,,quanto as criticas sempre é bem vinda,,gostei,,quanto ao sharpen eu uso para recorte o fireworks que ganho na nitidez,quando recorto prevalece a foto sem perda,e na macro gosto de recortar para garantir isso,se é o que entendi,,mais vou prestar mais atenção nisso que falou,não tinha notado ,quando vc fala em nitidez com TE,,essa eu não entendi,,explica,,rsrsrssrs,que faço sim e posto,abraços e obrigado Marlon.

    ResponderExcluir
  9. Pode contar que vou estar sempre aqui,vendo suas fotos,assim aprendo mais um pouco e gosto de trocar ideias ,acho ótimo,quanto a edição se quiser te explico como faço,tudo no fireworks,,até seria bom que vc poderia dizer se é valido ou não esse tipo de coisa,nunca tinha feito,fiz nessas ultimas fotos para ver como fica,talvez tenha dado diferença que nem percebi,valeu mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Kilson, obrigado pela visita a casa é sua rsrsrs.

      Vamos lá:

      Tubo Extensor, O K2 tinha comentado que acha que usando o TE a nitidez da foto caia, falei que como o TE não tem ótica é apenas uma tubo que afasta a lebte do sensor isso não deveria aconteceer, fiz algunstestes aqui e não vi diferença.

      Nitidez, achei que em algumas fotos do seu blof o uso de filtro de nitidez (sharpen) marcou demais as fotos deixando pouco naturais as fotos, acho que voce deveria tratar as fotos no Photoshop ou Lightroon que são mais voltados e afinados para fotografias que o Fireworks. Vai ver que depois de pegar a manha suas fotos vão ficar ainda melhores. Para vc entender o que falei veja a foto da libelula vermelha, perdeu todos os detalhes dos olhos e contornos, ali o vermelho "estourou". Desculpe a crítica, mas são construtivas. Abraço.

      Excluir
  10. Bom dia Marlon.
    Entendi,sabia que já tinha escutado isso TE mais não lembrava a onde,não sou contra o TE,pelo contrario,ele vai sempre na mochila,que quando uso é o 20mm,se vc olhar a foto da lesma foi tirada com ele,e ficou ótima,só que,com o TE para conseguir uma foto 2,6 teria que está numa distancia de 14cm,ai fica complicado o foco,mais claro,da para tirar sim,treinei bastante e consegui,mais como falei,eu uso mais o que a lente me dá,,uma 105mnmacro VR,quanto ao tratamento,olha,não sou muito de tratar foto,quando falei que uso o firework é mais para recorte que não tenho perda nenhuma,o que falei sobre o que fiz foi até uma brincadeira de fazer um HDR falcificada com ele,mais o que faço em tratamento é da uma limpesa na foto,alguma coisa que ficou na lente,até uma sugeira,um brilho e um pouco de nitidez,que nunca a maquina faz te da 100% isso,isso não tem geito,agora,nitidez,já faço a foto com 90% de nitidez,senão,sou muito critico com eu mesmo,se não ficou legal eu deleto na hora,já usei photoshp e lightroon mais vou te confessar,sou muito preguiçoso para ficar editando,tem um cara de Minas que faz fotos macro que gosto de me espelhar ,claro,chegar junto,melhorar,o nome dele é Lester Scalon,e pelo que ele deixou escapar eu peguei isso e fui me adaptando a essas configurações,até chegar a onde já estou chegando em termo de nitidez,nitidez sem tratamento,só que,eu tiro na mão,não tiro em foco manual,não uso tripe nem monope,uso o que a maquina e a lente me dá,e partindo desse principio que comecei desenvolver algo sobre isso,e descobrir,,se vc entrar na net o que vai encontrar é,,fazer macro com foco manual e o uso do tripé,mais nada,,concorda,eu tenho livro aqui,"olhar de perto" que também falo isso,onde resolvi pesquisar,vou falar uma coisa para vc que descobrir,foto macro quando vc usa o foco manual vc não esta usando o que a maquina tem de melhor,so esta usando alente em si,,e usando vc usa o AF da lente vc pode configurar a maquina da maneira da lente,ou seja,os dois trabalharem juntos,não sei se me fiz entender.

    ResponderExcluir
  11. Continuando,,sobre a foto da libelula vermelha,vou fazer o seguinte,,vou te mandar por email a foto original dela com o EXiF e a tratada,ai vc vai notar que a diferença é muito pouco,basta pegar a foto original da um zoom que vc vai notar que nos olhos dela eu tirei o reflexo do flash e chamei as cores,ou seja,,dado nitidez,mais vida,programa que uso,não vai ri,de todos foi o melhor em termo de macro,é a Galeria de Foto,que todo mundo tem e é grátis,mais se eu for tirar uma paisagem ai não,ai uso no automático o DXO,uma coisa é certo,vou nessa que o Scott Kelby ,tem que trabalhar lente,maquina e flash em armonia,vou ve se encontro seu email,caso não ache aqui me manda um ,,kilsonrj@gmail.com,,ai vc vai entender legal o que estou dizendo com os exemlos.
    Abraços acho que falei d+ né,mais é bom esse tipo de coisa,,que só temos a ganhar

    ResponderExcluir
  12. Opa Kilson, entendi muita coisa do que disse, mas em macro as dificuldades são enormes, exigindo da gente muito mais que a lente e máquina, acho que a edição é fundamental, vale a pena investir em PS ou LR, vai ver o o ganho enorme que vai ter em suas fotos. Vou esperar seu e-mail para ver a foto da libélula.

    Abraço.

    ResponderExcluir